agua
I – IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: E. M. Cantinho da Criança.
PROFESSORES: Alcione Lopes, Alessandra Cardoso, Ana Beatriz, Josenildo Lourenço e Rodrigo Carvalho.
II – JUSTIFICATIVA
A E. M. Cantinho da Criança, localizada na décima Avenida dos Congós, Nº 1155, desenvolverá o projeto Meio Ambiente – Água, voltado para a Língua Portuguesa. Para Vasconcelos (2000), o projeto pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. De acordo com o autor supracitado, o professor precisa antes de tudo, entender sua tarefa social dentro da sala de aula, para poder trabalhar um modelo educacional comprometido de fato com a transformação social.
Desde muito cedo, pode ser apresentada para a criança todas as letras do alfabeto através de seu próprio nome, de colegas e de palavras mais próximas, uma vez que para aprender a ler e a escrever, ele terá de adquirir uma consciência fonológica e uma concepção grafemas da língua (ANDALÓ, 2000 P.33).
Percebe-se que os valores sonoros convencionais e a correspondência entre grafemas e fonemas, ou seja, entre o som A e a letra A, o mesmo acontece com todas as outras letras das vogais e do alfabeto.
O projeto será executado pelos professores Alcione Lopes, Alessandra Cardoso, Ana Beatriz, Josenildo Lourenço e Rodrigo Carvalho, será realizado no período - um bimestre 2014, para ensinar as crianças o valor da água, como e o motivo da valorização da mesma, visto que o nível de desperdício aumenta a cada dia principalmente pelas crianças que frequentam a creche, na faixa etária de 03 anos de idade. Este trabalho tem por objetivo principal ensinas as vogais para os alunos através da escrita e oralidade, mostrando exemplos que fale sobre a água para que as crianças tenham uma visão ampla que envolva inúmeros problemas que o mundo atual