agua
O Planeta Terra possui aproximadamente 3/4 de sua superfície ocupada por água. A hidrosfera (contabilizando água no estado sólido, gasoso e líquido) contém cerca de 1,4x 109 km3 de água.
Os oceanos correspondem a 97,5% desse total, enquanto a água doce representa 2,5%. Se levarmos em conta somente a quantidade de água doce disponível para o consumo humano (excetuando as geleiras e calotas polares e também águas salgadas), as águas subterrâneas correspondem a 97% desta disponibilidade.
A água é uma substância fundamental para a vida, e seus usos são indispensáveis a um largo espectro das atividades humanas, onde se destacam, entre outros, o abastecimento público e industrial, a irrigação agrícola, a produção de energia elétrica e as atividades de lazer e recreação, bem como a preservação da vida aquática.
Uma característica importante da água é dissolver muitos corpos sólidos, líquidos e gasosos, especialmente ácidos e sólidos iônicos. Alguns compostos de carbono também são solúveis em água, como o álcool, o açúcar e a uréia. Essa propriedade solvente da água pode torná- la também um meio de transporte de determinadas substâncias e elementos químicos tóxicos, além de microorganismos patogênicos, restringindo seu consumo. Tais agentes contaminantes devem ser eliminados ou reduzidos a concentrações nas quais não sejam prejudiciais à saúde do ser humano.
Grande parte das doenças que se alastram pelos países em desenvolvimento são provenientes da água de qualidade insatisfatória. As doenças podem ser de transmissão hídrica ou de origem hídrica. E são causadas por agentes químicos ou biológicos.
No Brasil, estima-se que 60% das infecções hospitalares estejam relacionadas às deficiências do saneamento básico, que geram outras conseqüências de impacto extremamente negativo para a qualidade e expectativa de vida da população. Estudos indicam que cerca de 90% dessas doenças se devem à ausência de água em