Agua
A água possui duas propriedades, a de coesão e a de adesão. A primeira refere-se ao “fenômeno das moléculas de água manterem-se unidas umas às outras por meio de pontes de hidrogênio”. A segunda refere-se ao “fenômeno de as moléculas de água, por serem polarizadas, aderirem a superfícies constituídas por substâncias polares.
A coesão permite um outro fenômeno chamado Tensão Superficial, que é dependente da temperatura ambiente. Com a Tensão Superficial, uma pequena camada se forma na superfície da água, e é por isso que alguns insetos podem repousar sobre ela.
A interação entre a adesão e a coesão das moléculas de água, produz a Capilaridade. É por causa desta que a água corre pelos canos e tubulações, por exemplo.
A água é um solvente
No ambiente é muito difícil encontrar água pura, em razão da facilidade com que as outras substâncias se misturam a ela. Mesmo a água da chuva, por exemplo, ao cair, traz impurezas do ar nela dissolvidas.
Uma das importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver outras substâncias. A água é considerada solvente universal, porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas.
Se percebermos na água cor, cheiro ou sabor, isso se deve a substâncias (líquidos, sólidos ou gases) nela presentes, dissolvidas ou não.
As substâncias que se dissolvem em outras (por exemplo: o sal) recebem a denominação de soluto. A substância que é capaz de dissolver outras, como a água, é chamada de solvente. A associação do soluto com o solvente é uma