Agua
Os sistemas públicos de abastecimento de água surgem quando a densidade demográfica duma comunidade acrescenta se.
Os sistemas públicos são a solução mais econômica e definitiva, desde o ponto de vista sanitário são mais eficientes no controle dos mananciais e da qualidade da água distribuída a população. O fornecimento da água para ser aprovado deve ter como princípios tanto a quantidade como a qualidade. Em quantidade deve atender as necessidades de consumo, e em qualidade deve ser adequada as finalidades a que seja destina.
Os objetivos do abastecimento são o controle e prevenção de doenças; melhores condições sanitárias; conforte e segurança coletiva; desenvolvimento de práticas recreativas e de esportes; maior número de áreas ajardinadas, parques, etc.; e o desenvolvimento da atividade turística, industrial e comercial.
Historia do abastecimento
Os gregos e depois os romanos, aperfeiçoando a técnica, fizeram aquedutos e canalizações para transportar a água de rios e lagos até as cidades.
Com a revolução industrial acrescentou se o crescimento demográfico das cidades e foi necessário o desenvolvimento da infraestrutura para ter um sistema que assegurasse o consumo da água, a distribuição e a salubridade tanto da água quanto daquela destinada a usos industrias ou agrícolas.
Diagnostico do abastecimento de água no Brasil
Em marco de 2011 um levantamento realizado pela Agencia Nacional de Águas (ANA) determinou que dos 5565 municípios brasileiros, 55% poderão ter déficit no abastecimento de água. Desses 84% necessitariam de investimentos para adequação de seus sistemas produtores e 16% teriam necessidade de novos mananciais.
Para os 55% dos municípios, que são o 73% da demanda por água do Pais, precisam de investimentos que totalizam R$ 22,2 bilhões. Nestas localidades se projeta uma população de 139 milhões de habitantes em 2025, um 72% da população brasileira projetada. Caso serem concluídas tais obras ate 2015, poderão