agua
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, compondo a maior parte da matéria viva no planeta. Sua principal característica é serem considerados fontes universais de energia para as células.
Os carboidratos são conhecidos como glicídios, hidratos de carbono, açúcares ou através de siglas como HC ou
CHO. São compostos carbônicos formador por (C[H2O])n , onde n pode ser qualquer número inteiro.
Importância
Os carboidratos são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte de energia, reserva de energia, função estrutural, matéria prima para a biossíntese de outras biomoléculas.
A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis, fornecendo cerca de 4 kcal/g.
Estes nutrientes representam importante fonte de energia, pois é o principal combustível do ser humano, sendo considerados alimentos energéticos. Fornece energia para o desenvolvimento do trabalho interno (respiração, circulação do sangue e batimentos do coração), externos (caminhar, trabalhar, fazer esforço) e calor para manter a temperatura do corpo.
O carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso. Em alimentos, os carboidratos atuam basicamente como agentes de sabor (doçura), agentes de escurecimento (reações das carbonilas provenientes dos carboidratos) e agentes formadores de goma, influindo na textura dos alimentos.
Classificação
Podemos classificar os carboidratos como:
1. Carboidratos simples: são os que possuem absorção mais rápida fornecendo ao organismo uma forma de energia mais rápida.
2. Carboidratos complexos: aqueles que para serem absorvidos e transformados em fonte de energia devem ser primeiramente quebrados em carboidratos simples.
Também podemos classificar os carboidratos como:
1. Monossacarídeos: raramente encontrados livres na