Ruído
Ruído é um conjunto de sons que pode causar sensação de desconforto, e está presente no dia-a-dia dos seres humanos.
O ruído pode ser: contínuo, intermitente ou de impacto.
Ruído contínuo é aquele que possui pouca ou nenhuma variação durante um certo período.
Exemplos: máquinas em operação.
Ruído intermitente é aquele com variações de intensidade.
Exemplos: britadeiras em operação, trânsito da cidade, etc.
Ruído de impacto é aquele som muito forte/ intenso num período de tempo bastante curto.
Exemplos: explosões, detonações, disparo de armas de fogo, etc.
A exposição em excesso ao ruído pode causar problemas de saúde ou piorá-los, além de gerar impactos na qualidade de vida das pessoas.
Como exemplos, temos: aumento da pressão sangüínea, ansiedade, dores de cabeça, dificuldade de comunicação, alterações do sono, irritação, cansaço, diminuição do rendimento no trabalho, etc.
A exposição excessiva ao ruído pode gerar danos irreversíveis à audição, como por exemplo, a PAIR.
A PAIR – Perda Auditiva Induzida pelo Ruído – é uma diminuição da audição que ocorre por causa da exposição contínua ao ruído excessivo. O trabalhador portador da PAIR pode apresentar falta de atenção, zumbido, e dificuldade para compreender os sons da fala, principalmente em locais ruidosos.
Orientações Gerais - Evite ficar exposto ao ruído, não só durante os períodos de trabalho, mas também nos momentos de lazer. - Evite usar cotonetes, pois, além de poder se machucar, você retira a cera que é proteção natural da orelha. - Realize os exames de audição periodicamente.
Este anexo trata exclusivamente do ruído de impacto ou impulsivo. Este tipo de ruído se caracteriza por ser de uma intensidade muito alta com duração muito pequena menor que um segundo, em intervalos maiores que um segundo, como por exemplo podemos citar um disparo de uma arma, uma martelada em uma superfície metálica, e a operação de um bate estaca.
TRANSCRIÇÃO