Agua
Introdução A escassez de água doce é atualmente um problema em todos os continentes e passou a ser uma das prioridades das Nações Unidas para o novo século. A água doce sempre foi estratégica para o desenvolvimento dos países, mas só nas últimas décadas sua escassez se tornou um fator limitante para o crescimento econômico. Sem disponibilidade de água doce não há urbanização adequada nem expansão agroindustrial.
Mais de 97% das águas do planeta são salgadas, e dessalinizá-las ainda custa caro. Apenas 2,5% da água é doce, e a maior parte (99,7%) está imobilizada nas geleiras e nos lençóis freáticos profundos. Assim, apenas cerca de 0,3% está acessível em rios, lagos e lençóis subterrâneos pouco profundos.
Importância para a vida e distribuição no planeta A água é um mineral, elemento químico simples (H2O) fundamental para o planeta. Está por toda parte, forma oceanos, geleiras, lagos e rios. Cobre ¾ da superfície da Terra: um bilhão 340 milhões de quilômetros cúbicos. Abaixo da superfície, infiltrada no solo, há mais quatro milhões de quilômetros cúbicos que contornam rochas, cavernas, formam poços, lençóis e aquíferos. Em torno do planeta, na atmosfera terrestre, existe mais de cinco mil quilômetros cúbicos de água, em forma de vapor. Sem água, a vida como conhecemos seria impossível. Toda evolução dos seres vivos está associada e depende desse precioso líquido. A humanidade tem seu desenvolvimento associado aos usos da água e durante milênios o homem considerou-a um recurso infinito. Apenas há algumas décadas a humanidade despertou para a dura realidade de que, diante de maus usos, os recursos naturais estão se tornando escassos e que é preciso acabar com a falsa idéia de que os recursos hídricos, ou seja, a água, não é inesgotável. Atualmente, mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com a falta d´água. Embora exista muita água no planeta, o maior volume, 97,5%, está nos oceanos e é