Agua Oxigenada
Atadura
Curativo
Solução fisiológica de cloreto de sódio
Micropore
Xylocaina
Algodão
Aparelho de pressão
Álcool em gel
Tesoura
Luvas
Bombinha de asma
Termometro
O que são primeiros socorros?
Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.
Quando devemos prestar socorro?
Sempre que a vítima não esteja em condições de cuidar de si própria.
Quais são as primeiras atitudes?
Geralmente os acidentes são formados de vários fatores e é comum quem os presencia, ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu, deparar com cenas de sofrimento, nervosismo, pânico, pessoas inconscientes e outras situações que exigem providências imediatas. Abordagem da vítima A. B .C .D. E. Choque elétrico Corpos estranhos e asfixia Envenenamento Fraturas, entorses, luxações e contusões Infarto e parada cárdio-respiratória Picada de cobra Queimaduras Sangramentos Ferimentos Transporte de vítimas Aborto Afogamento Doença coronariana (informação) breve
Imobilizações
A grande maioria das situações de acidentes poderia ser evitada; porém, quando elas ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O fundamental é saber que, no momento da emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação dos primeiros socorros não exclui a importância de uma equipe especializada para o atendimento. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima. Entretanto, a pessoa que chama por socorro especializado, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro.