Agua em nossa vida.
A água, como todos sabemos é um elemento essencial para que a vida existe na terra. Nenhum ser, animal ou vegetal sobrevive sem ela. Mais esse não é seu único papel na natureza. Como agente intempérico ela molda a rocha, modifica a paisagem, forma rios, lagos e mares. Sem sua ação intempérica, não teria o solo que nos dá alimentos, e, é a sustentaçãode da vida vegetal existente.
A água também enfeita nossos céus. Quem nunca brincou de descobrir as formas das nuvens quando criança? Quem nunca parou para observar a nuvem no horizonte durante o crepúsculo? Na imensidão do Alaska, ou no deserto de gelo da antártida, assim como nos cumes das montanhas, a água se apresenta em estado sólido, formando paisagem exuberantes que atrai a curiosidade de milhares de ventureiros.
No ambiente urbano, a água tem um papel fundamental, podendo ser fonte de vida ao saciar nossa sede e ajudar em nossa higiene, ou fonte de graves doenças, quando é poluida por nossos próprios dejetos,transformando-se em um veiculo para micro e macro organismos maléficos. Ela também é essencial para regular o clima da cidade, pois como tem capacidade de armazenar calor pode colaborar com arefecimento da mesma. Em cidades que a água e a vegetação aparece com menor frequencia o micro clima urbano pode variar em 9 a mais do que em ambientes naturais. A chuva faz parte do ciclo da água e é graças a ela que muitos dos nossos mananciais se mantem abastecidos, que nossas lavouras continua produzindo alimento para nossa mesa, porem ao encontrar o solo impermeabilizado da cidade o que é uma dádiva para a agricultura, pode se tornar um pesadelo para muitos. A ocupação irregular em área de alagamento (várzeas), a poluição excessiva, a retirada indiscriminada das matas similares e a própria impermiabilização do solo urbano são responsáveis por enchentes que deixam milhares de pessoas desabrigadas todos os anos. É a natureza dando sua resposta pelos ataques que sofre.
A