agua e vida
A água e a vida
A água é um elemento que está presente em nossas vidas diariamente, tanto nos cuidados diários pessoais como domésticos comuns. Á agua faz parte de nossa vida, tudo que fazemos utilizamos dessa fonte, e nos faz pensar como seria as dificuldades inerentes em relação a isto.
Segundo Hegel, a água desempenha um papel nas mais variadas culturas humanas, tanto nas religiões, nas cosmogonias, nos mitos, nas artes e na própria filosofia, assim torna-se perante a nós uma outra perspectiva de que agua deixa de ser apenas parte fundamental da natureza externa e da vida biológica para tornar-se dimensão essencial da vida especificamente humana.
Segunda a grande doutrina jônica de tales, a agua é principio de todas as coisas e essências, consequentemente também dos deuses. Socrático não é contraditório a essa afirmação e ainda conclui que a agua não é somente um meio físico de geração e alimentação o que apenas significava para a hidrologia antiga e estrita.
De acordo com Feuerbach citado pelo autor, o mesmo vê a agua como um reflexo do homem que volta para si. E ainda segundo o filosofo não podemos mais separar uma natureza externa, existente em si e por si, independente do homem, de uma natureza interna, própria só do homem e alheia ao mundo e ás coisas. Assim a agua é um espelho da realidade, produzindo reflexão. Portanto a palavra refletir aplica-se a agua como pensamento, ou seja, tudo é matéria para pensar, para refletir.
O autor faz uma comparação entre Bachelard e Jung: segundo ele a agua é antes de mais nada símbolo do inconsciente e no fundo deste repousa o desejo do homem de “que as sombrias águas da morte e seu frio abraço sejam o regaço materno, exatamente como o mar, embora tragando o sol, torna a parí-lo em suas profundidades.
O autor conclui que a agua simboliza pureza, fertilidade e vida especialmente quando, encontra-se em um estado pura, limpa e transparente. Mas que a sociedade moderna não está sabendo cuidar da