Agrotóxicos
O que são? Para o que servem?
Os agrotóxicos são meios evoluídos de ajudar o humano a cultivar. Este processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com inserção de novas tecnologias. O agrotóxico visa alterar a composição da flora ou fauna, a fim de preserva-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. Este são separados em duas categorias:
•Agrícolas: São destinados ao uso nos setores de produção e beneficiamento de produtos agrícolas, em pastagens e florestas plantadas.
•Não Agrícolas: São destinados ao uso na proteção de florestas, outros ecossistemas ou de ambientes hídricos.
O Agrotóxico no meio ambiente
Os defensores agrícolas são grandes causadores de prejuízos ao meio ambiente, se usado de forma incorreta acabam com a plantação, além disso pode vir a causar danos ao ser humano. Devido a isso, sua utilização é regulamentada na maioria dos países pelo governo. Segundo a anvisa existem aproximadamente 15 mil formulações para 400 agrotóxicos diferentes e o Brasil se encontra entre os maiores usuários. Existem quatro classes para separa-los:
Classe I- Faixa Vermelha- Extremamente Tóxico
Classe II- Faixa Amarela- Altamente Tóxico
Classe III- Faixa Azul- Mediamente Tóxico
Classe IV- Faixa Verde- Pouco Tóxico
A principal desvantagem em seu uso incorreto é o desiquilíbrio ambiental que ele pode causar na região e em seu ecossistema. Eles podem atingir organismos vivos, que não são prejudiciais à lavoura e extinguir determinadas espécies que são fundamentais para o equilíbrio da região ambiental.
Legislação
Segundo a legislação vigente, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou