Agronegocio
Justificativa
Neste capítulo, procura-se mostrar ao estudante do MBA que a agricultura já não pode mais ser dissociada dos demais setores da economia responsáveis por todas as atividades que garantem a produção, a transformação, a distribuição e o consumo de alimentos. Essa visão sistêmica ou de inter-relação dos vários agentes do sistema de produção chama-se agronegócio, agronegócio ou complexo agroindustrial. Tal conjunto de atividades que tem início nos fornecedores de insumos e bens de produção e fim nos consumidores representa um papel fundamental na economia brasileira, além de ser o setor chave de inserção do Brasil no mercado externo.
Objetivos
a) Permitir o entendimento do conceito de agronegócio e discutir as suas principais tendências no Brasil, b) Apresentar os principais elementos formadores do agronegócio, bem como o processo de inter-relação dos vários agentes, c) Apresentar a importância econômica do agronegócio, no Brasil, além da contribuição de cada segmento para a economia como um todo.
1.1 - Visão e Conceito de Agronegócio
Até hoje, a maioria das pessoas ainda pensa que a agricultura se restringe a arar o solo, plantar semente, fazer colheita, ordenhar vacas ou alimentar os animais. Esse, na realidade, foi o conceito de agricultura que perdurou até o início dos anos da década de 1960. Contudo, a chamada industrialização da agricultura, a qual tem gerado crescente dependência da agropecuária com o setor industrial, como resultado das grandes transformações tecnológicas incidentes sobre o setor rural, fez com que a agricultura sofresse uma radical mudança de concepção. Mais recentemente vem se utilizando o termo denominado agronegócio, no qual se concebe a agricultura como um amplo e complexo sistema, que inclui não apenas as atividades dentro da propriedade rural (ou seja, dentro da “porteira agrícola”, que é a produção em si), como também e principalmente as atividades de distribuição de