Copa 2014 - cidade de são paulo
São Paulo é a maior cidade do Brasil, da América do Sul e de todo o hemisfério sul, além de ser considerada a 19ª cidade mais rica do mundo, e a 14ª mais globalizada. Fundada em 1554, a cidade somente desenvolveu-se no século XIX, a partir da economia cafeeira, tornando-se o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. São Paulo integra a Região Metropolitana, que inclui outros importantes municípios, como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Osasco e Guarulhos. Hoje a região passa por um gigantesco processo de conurbação com as regiões de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos, formando uma mancha contínua de urbanização pontilhada por algumas reservas florestais.
Tudo na capital paulistana é superlativo, desde sua população até a arrecadação, o que faz com que o município detenha, sozinho,12,26% do PIB brasileiro. A outra face da moeda são os problemas urbanos: congestionamentos, saturação do transporte público, degradação do centro histórico, poluição do ar e dos rios e ocupação desordenada das áreas de mananciais. Apesar disso, por sua influência política e econômica, a cidade é uma das cotadas para receber a partida inaugural da Copa de 2014.
O estádio da Copa
Embora existam propostas para a construção de um novo estádio em São Paulo, especialmente para a Copa de 2014, o Cícero Pompeu de Toledo, propriedade do São Paulo Futebol Clube, no Morumbi, é o mais indicado para sediar os jogos do evento, já que poderia abrigar com facilidade mais de 60 mil torcedores dentro dos padrões de conforto da Copa. O projeto de adequação do Morumbi às exigências da Fifa já está sendo elaborado e, dado o potencial esportivo e de espetáculos da cidade, poderá ser inteiramente empreendido pelo setor privado.
No entanto, os maiores problemas estão do lado de fora do estádio, nas dificuldades de acesso e