O que são brics?
É um termo que engloba os países (Brasil, Rússia, Índia e China), que apesar das diferenças culturais e históricas, têm em comum o rápido desenvolvimento econômico entre as outras potências emergentes. Esses países se destacaram pelo rápido crescimento nas suas economias em desenvolvimento, por isso as agruparam como se fosse um bloco.
A maioria dos emergentes tem uma queda por empresas altamente diversificados. Ex: Tata Group?
-Setor químico agrícolas, automobilístico, tecnologia; hotelaria...
Sim, mas com um pouco de retenção. As empresas diversificam seu negócio de acordo com sua necessidade de expansão devido as tendências do mercado mundial. Mas nenhuma, citada no texto, se iguala a Tata Group. As outras empresas procuram se diversificar, mas ainda muito relacionadas ao seu negócio. O grupo Itaúsa, talvez seja o que mais se aproxima inluindo outras empresas, como uma fabricante de painéis de madeira Duratex e Itautec que desenvolve produtos e serviços de informática e automação.
As empresas dos BRICS são mais inovadoras?
Sim. As empresas, que estão no ápice do desenvolvimento, de alguma forma inovaram, por exemplo, a Infosys Technologies, da Índia, que fornece as outras empresas, diferenciação na capacidade de obter maior relação custo-benefício com os orçamentos de TI. Outras possuem além de um enorme resurso natural, a postura de expansão dentro do seu negócio, que é o exemplo da Gazprom, da Rússia, que no momento, está penetrando no negócio de gás natural liquefeito.
Comentem os exemplos das empresas brasileiras que estão descritos no texto. Continuarão dando certo vis a vis o ambiente de negócios mundial?
Acredito que as empresas continuarão dando certo se permanecerem identificando o caminho correto das tendências mundiais.
A Petrobrás se posiciona no negócio de petróleo, gás e biocombustíveis. E colocará esse último, alvo de muitos investimentos, mas sem deixar de lado a possibilidade de futura mudança no mercado,