O aluno construtor e construido na sociedade
Esse trabalho foi produzido buscando desenvolver no aluno a capacidade de ser um sujeito que participa da sociedade de modo ativo; dando sugestões, sua visão tanto em assuntos pedagógicos como também do seu cotidiano. Tornando o processo Aluno versus professor muito mais prazeroso e participativo.
Nós vivemos em uma sociedade complexa que requer alunos extremamente ativos. Neste sentido, nossos modelos de ação necessitam de mudanças para que consigamos acompanhar o movimento atual da sociedade.
Este é um convite que a sociedade nos faz. Ela requer sujeitos participativos para continuar existindo . A escola, inserida no seio social, reflete os anseios dessa sociedade e por isso, o processo ensino-aprendizagem necessita ser pautado pela participação ativa e efetiva na construção da sua própria formação. Nós professore precisamos mudar de paradigmas ainda muito presentes no ensino, em que ao aluno só cabe aceitar as normas e opiniões impostas pelas instituições de ensino e pelos educadores.
Os alunos reclamam que suas opiniões não aceitas, a ausência de participação do educando na vida da escola interfere negativamente na formação de jovens na medida em que ser participativo é um requisito da sociedade atual.
Uma prática pedagógica competente, que acompanha os desafios da sociedade moderna, exige uma inter-relação dessas abordagens e o uso da tecnologia inovadora. Servindo como instrumentos, o computador e a rede de informações , aparecem como suporte relevantes na proposição de uma docente inovadora.
Dentre os recursos que tem auxiliado processos de contato em pares, destacam-se: Correio Eletrônico; Listas de Discussão ou Fóruns; Chat. Acredita-se que esses recursos devem ser utilizados para subsidiar uma metodologia docente nas aprendizagens , nas competências, e habilidades que o professor quer desenvolver com seus alunos. Essa metodologia de aprendizagem colaborativa não existem receitas e prescrições a serem seguidas, embora algumas