agroindustrias
Agroindústria não é apenas a indústria que processa e transforma produtos agrícolas, é também toda a estrutura moderna que vai desde a plantação ou criação de animais com processos de alta produtividade até a sua comercialização.
Indústria é chamada de transformação, pois transforma a matéria- prima em produtos comercializados utilizando para isto força humana, máquinas e energia.
Alguns exemplos de agroindústrias:
Alimentos que são os frigoríficos, usinas de beneficiamento de leite, indústria de óleo, rações, empacotadores, distribuidores de grãos.
Bicombustíveis cuida do cultivo de plantas que serão transformadas em combustíveis orgânicos , os chamados bicombustíveis.
Têxtil é a transformação de bens agropecuário em produtos como vestuário, artigos de cama, mesa e banho, bens de decoração, insumos para indústrias moveleira, calçadista.
Exemplos de indústrias:
Indústrias de bens de produção:
Metalúrgica, siderúrgica e a petroquímica.
Indústria de bens duráveis:
Fabricam produtos não perecíveis, tais como carros, eletrodomésticos, mobiliais etc..
Indústria de bem não duráveis:
Produzem mercadorias de primeira necessidade, como por exemplo, alimentos, bebidas, roupas, sapatos, remédios, etc..
Just in Time é em inglês, e significa na Hora Certa!
O Just in Time surgiu no Japão nos anos 50, o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção e manter o mínimo de atraso em suas entregas, e assim se tornou o principal pilar do sistema Toyota de produção.
É um Sistema de Administração da produção, que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.
O sistema Just in time pode ser aplicado em qualquer organização, e é importante para auxiliar na redução de estoques e os custos decorrentes do processo.
O Just in Time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, com