Agroecologia
RELATÓRIO DE VIVÊNCIA: POROSIDADE DO SOLO
CAMPINA GRANDE-PB
MAIO DE 2013
RESUMO
A distribuição de poros dos solos condiciona seu comportamento físico-hídrico. Assim, influencia os processos dinâmicos do ar e da solução do solo, bem como a potencialidade agrícola dos mesmos. Desta forma, com o presente trabalho, objetivou-se avaliar a influência da distribuição de poros sobre as propriedades físicas dos solos arenosos e argilosos. Coletaram-se amostras dos solos para a caracterização física influenciadas pelos microporos e macroporos.
1 INTRODUÇÃO
Nos sistemas agrícolas o solo é um corpo material que tem como função reter água, disponibilizar água, aeração das raízes, disponibilizar nutrientes e transmitir calor para as plantas, tornando assim, fundamental e imprescindível importância ao crescimento radicular favorecendo e maximizando a produção das culturas quando bem manejado.
Partindo deste enfoque, as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos são importantes componentes de sua produtividade, visto que as plantas necessitam de solos bem estruturados, sendo por isso a seleção e a utilização adequadas de cada tipo de solo e é de fundamental importância para manutenção da qualidade e da produtividade do sistema (MARCHÃO et al. 2007; PIGNATARO NETTO et al. , 2009; BOGNOLA, et al. , 2010).
A porosidade é uma propriedade do solo de grande importância, pois a partir dela que o solo pode realizar os processos de infiltração e redistribuição da água, bem como, ter o oxigênio necessário para as plantas se desenvolverem. O espaço poroso dos solos se diferencia de acordo com cada área e a predominância da classe textural e da estrutura do mesmo. Desse modo, a porosidade do solo constitui-se pelo espaço poroso, onde o arranjo dos componentes da parte sólida do solo, em condições naturais, é ocupado por água e ar.
Observando as