Agricultura natural
Centro Paula Souza
Projeto - Agricultura Natural e Reciclagem
Pirassununga-SP
Junho, 2013
História
Mokiti Okada (1882-1925), conhecido religiosamente como Meishu-Sama (Senhor da Luz), foi o criador da Agricultura Natural, que tem seu fundamento na verdade da Lei da Natureza. Esta agricultura se caracteriza por dar vida á missão do solo, mantendo-o puro. É justamente a pureza do solo que lhe permite produzir alimentos saudáveis com elevada energia vital.
A prática da horta caseira permite o acesso á verdade da Lei da Natureza e contribui para o consumo de produtos com elevada energia vital, fundamental para preservar e melhorar a saúde do ser humano.
A origem da Agricultura Natural.
Teve inicio em 20 de novembro de 1931 com poema sobre o ciclo da vida:
Quando apanho uma folha seca caída no chão, sinto nela a indiscutível Lei do Ciclo da Vida.
Em 1936, Mokti Okada mudou-se para sua residência denominada Hozan-so, em Tamagawa, Tóquio. No ano seguinte, começou a criação de aves de postura e, num espaço de 1.000m², começou a produzir hortaliças, flores e parreiras de uva. Em 1942, iniciou o plantio de arroz inundado, obtendo resultados positivos e, em função disso, começou a divulgação da Agricultura Natural.
Ensinamentos com a Agricultura natural
A gratidão pelas famílias agrícolas.
Pés de arroz frutificam fartamente nas espigas curvadas, acumulando o suor de muitos dias dos agricultores.
Atualmente, usa-se a palavra agricultor, mas em japonês o ideograma correspondente a “agricultor” era lindo antigamente como “tesouro”.
Ao ver as espigas curvadas, o primeiro sentimento dele foi: “Na espiga de arroz está acumulado o suor dos agricultores”. É um poema que retrata o sentimento de gratidão em relação ao esforço que retrata o sentimento de gratidão em relação ao esforço das pessoas que produzem alimentos
Trabalhar na agricultura é uma grande permissão de aprender diretamente com a Natureza,