Agregados
São agregados as rochas britadas, os fragmentos rolados no leito dos cursos d’água e os materiais encontrados em jazidas, provenientes de alterações de rocha. Quanto ao seu tamanho (Granulometria) :
Agregado Miúdo: é aquele material que passa na peneira nº 4 (EB-22/72) de abertura de malha quadrada de 4,8mm de lado. É o que passa aquele material que contém 15% de grãos mais finos que a peneira especificada.
Agregado Graúdo: é o material retido na peneira nº 4, entendendo-se como retido o material com até 15% dos grãos mais finos que a peneira especificada.
OBS:- Se o material apresentar mais do que 15% retidos ou passando na peneira de 4,8mm e abertura, considera-se o agregado como uma mescla de miúdo e graúdo.
Como definições importantes no campo dos agregados correntes, têm-se as que as seguir são dados:
Filler: é o material que passa na peneira nº 200 (EB-22/72).
Areia: é o material encontrado em estado natural, passando na peneira nº 4 (EB-22/72).
Pedrisco, também chamado areia artificial, é o material obtido pela fragmentação da rocha, passando na peneira nº 4 (EB-22/72).
Seixo Rolado: é o material encontrado fragmentado na natureza, quer no fundo do leito quer em jazidas, retido na peneira nº 4 (EB22/72).
Pedra Britada: ou simplesmente brita, é o material obtido pela trituração da rocha, retido na peneira nº 4 (EB-22/72).
Agregado Leve: é o material constituído de pedras-pomes, argila expandida, cinza volante cinterizada, etc…, com peso unitário sensivelmente menor do que o do agregado obtido natural ou artificialmente da rocha. Existe uma tendência de considerar como leve o material com peso unitário menor que 2t/m³
Classificação (Quanto a origem de fragmentação):
Os agregados podem ser classificados do ponto de vista de sua origem:
Naturais: são aqueles encontrados na natureza sob a forma de agregados. Exemplos: areia (de