agregados
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
AGREGADOS
Material
particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos.
Especificamente
na construção civil a definição de agregado pode ser resumida como: material granuloso e inerte, que entra na composição das argamassas e concretos, contribuindo para o aumento da resistência mecânica e redução de custo
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
CLASSIFICAÇÃO
• A principal classificação delimita os agregados de acordo com o tamanho dos grãos (NBR 7211).
Agregado Miúdo: Materiais que cujos grãos, em sua maioria passem pela peneira ABNT 4,8 mm e ficam retidos na peneira de malha 0,0750 mm. As areias são os principais exemplos de agregado miúdo.
Agregado Graúdo: Materiais cujos grãos passam pela peneira de malha nominal 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,8 mm. Cascalho e britas são exemplos de agregados graúdos.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
AREIAS
• A areia é um agregado miúdo que pode ser originário de fontes naturais como leitos de rios, depósitos eólios, bancos e cavas ou de processos artificiais como a britagem. Quando proveniente de fontes naturais, a extração do material, na maioria dos casos, é feita por meio de dragas e processos de escavação e bombeamento. Independente da forma de extração, o material passa por processos de lavagem e classificação antes de ser comercializado.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
AREIAS
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
AREIAS
• Quanto ao tamanho de seus grãos, a areia é classificada em faixas granulométricas. A classificação da NBR 7225 é apresentada a seguir:
Areia Fina: de 0,075 a 0,42 mm
Areia Média: de 0,42 a 1,2 mm
Areia Grossa: de 1,2 a 2,4 mm
• Bauer (2008) apresenta outra distribuição de tamanho grãos para as três faixas granulométricas da areia:
de
Areia Fina: de 0,15 a 0,6 mm
Areia Média: de 0,6 a 2,4 mm
Areia Grossa: de 2,4 a 4,8 mm