Agregados Reciclados
Na maioria das vezes, os agregados provenientes de resíduos são considerados materiais de baixa qualidade, isso ocorre pelo desconhecimento de suas propriedades e da tecnologia para seu emprego. O objetivo deste estudo foi de uma maneira informativa, contribuir para o entendimento do material, caracterizando algumas propriedades dos agregados reciclados.
Com a elevação do custo de materiais de construção e o aumento das restrições para o descarte de resíduos de construção, as construtoras têm buscado reduzir os custos através do reaproveitamento dos resíduos sólidos como agregados.
RESÍDUOS SÓLIDOS
A ABNT (1989), através da NBR - 10004, define resíduos sólidos como sendo os resíduos no estado sólido e semissólido que resultam de atividades da comunidade de origem industrial, doméstica, de serviços de saúde, comercial, agrícola, de serviços e de varrição, além de lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, lodos gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição e determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpo d’água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível. No Brasil ainda não é habitual a produção deste tipo de concreto, mas vem se observando a crescente necessidade de se dar um destino para os entulhos de obras nas grandes cidades do país. Por isso, produzir um concreto com esses resíduos reciclados é uma solução