AGREGADOS POR SETORES CENSITÁRIOS - 2000
AGREGADOS POR SETORES CENSITÁRIOS
DOS RESULTADOS DE UNIVERSO - 2ª edição
A segunda edição dos agregados por setores censitários foi gerada a partir dos microdados do universo do Censo Demográfico 2000 e é composta por 21 planilhas de dados para cada Unidade da Federação, contendo mais de 3.200 variáveis.
Setor Censitário é unidade territorial de coleta das operações censitárias, definido pelo IBGE, com limites físicos identificados, em áreas contínuas e respeitando a divisão político-administrativa do Brasil.
O Território Nacional foi dividido em 215 811 setores para a realização do Censo Demográfico de 2000.
Os Setores Censitários são definidos de acordo com o número de domicílios. Na área urbana, cada setor censitário é composto, em sua maioria, de 250 à 350 domicílios. Na área rural o setor censitário é composto, em sua maioria, de 150 a 250 domicílios.
Os Setores recebem duas classificações: situação e tipo.
A situação pode ser urbana ou rural. Em situação urbana consideram-se as áreas urbanizadas ou não, correspondentes às cidades (sedes municipais), às vilas (sedes distritais) ou às áreas urbanas isoladas. A situação rural abrange toda a área situada fora do perímetro urbano, inclusive os aglomerados rurais de extensão urbana, os povoados e os núcleos.
O tipo do setor pode ser: setor comum ou não-especial e setor especial. O setor especial é aquele que apresenta características que tornam necessário um tratamento diferenciado de coleta em relação aos setores comuns ou não-especiais, tais como quartéis, asilos, penitenciárias, etc.
Os agregados por setores censitários, possibilitam que se reúnam dados para pequenas áreas, como por exemplo, quando se deseja analisar o quarteirão onde mora, esteja ele compreendido por um ou mais setores.
Os setores são denominados unicamente por código. O código numérico completo do setor censitário possui 15 dígitos (UFMMMMMDDSDSSSS), divididos da seguinte forma:
UF –