Agregados Minerais Para Constru o Civil
Construção Civil: Areia, Brita e
Cascalho
Areia
Areia é uma substância natural, proveniente da desagregação de rochas; possui granulométrica variando entre 0,05 e 5 milímetros pelas normas da ABNT. A areia é formada, principalmente por quartzo(SiO2), mas dependendo da composição da rocha da qual é originária, pode agregar outros minerais como: feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, monazita, cassiterita, entre outros.
Aplicação
A areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação asfáltica, em filtros, lastro e permeabilização de vias e pátios.
BRITA
• A Brita, que é classificada como um agregado, é um material considerado artificial, pois é produzida a partir de uma outra fonte, que são as rochas maiores extraídas de pedreiras e fragmentadas após um processo de qualificação industrial. Ela tem várias classificações de acordo com o tamanho na qual é fragmentada, e cada um desses tamanhos é usado para um propósito específico no ramo da construção civil.
Para que seja comercializada ela deve ter qualidade comprovada, seguindo as especificações de resistência
De acordo com o Ministério de Minas e
Energia, 85% dos materiais usados para produzir brita é composto por granito e gnaisse. Calcário e dolomito são 10% e para completar, 5% de basalto e diabásio Pó de brita
Sua malha é de 5 mm, e é muito utilizado para obtenção de concreto com textura fina, como em calçadas, na fabricação de pré-moldados, já que dá maior facilidade de modelagem, como estabilizador de solo na produção de argamassa para o contra piso. É também muito usado nas empresas que mexem com produção de asfalto.
Brita nº 0 ou Pedrisco:
A malha é de 12 mm e ela é bem pequena, sendo muito usada na produção de vigas, lajes prémoldadas, tubos, blocos de concreto para construção e fundação, paralelepípedos de concreto moldados, aqueles de encaixe, para a produção de chapisco, blocos e manilhas.
Brita 1 A malha é 24 mm, o dobro