Rochas
A mica tem uma alta resistência dielétrica e excelente estabilidade química, tornando-se por isto o material preferido para a confecção de capacitores, PLACAS DE CIRCUITO ELETRONICO PARA COMPUTADORES (PLACA MÃE) e para aplicações de rádio frequência. Ela também é usada como isolante em equipamentos para alta-voltagens. Ela é também um birrefringente sendo comumente usados para fazer um polarizador de onda de 180 e 90 graus.
Devido a resistência ao calor da mica ela é usada no lugar do vidro em janelas para fogões e aquecedores a querosene. Ela é usada também para separar condutores elétricos em cabos que são projetados para possuírem uma resistência ao fogo de forma a garantira a integridade do circuito. A ideia é prevenir que os condutores metálicos se fundam, prevenindo o curto circuito, permitindo que o s cabos permaneçam operacionais na presença do fogo. Isto pode ser importante em aplicações como luzes de emergência.
Aventurina é uma variedade de quartzo com inclusões de mica usado como pedra semipreciosa.
TALCO
Talco cristais.
Bloco de talco
O talco, esteatita ou esteatite é um mineral filossilicato, com composição química Mg3Si4O10(OH)2. Cristaliza no sistema monoclínico, sendo os cristais muito raros. Apresenta-se geralmente em massas fibrosas ou foliadas. A sua cor varia de branco a cinzento, verde-maçã a amarelada. Apresenta risca branca, brilho perláceo a nacarado (lembra pérola) e é translúcido a opaco. É uma de baixa dureza (dureza 1 na HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Mohs" \o "Escala de Mohs" Escala de Mohs) sendo a massa volúmica cerca de 2,75 kg/m3.
Tipo de ocorrência
O talco ocorre em rochas ultrabásicas metamorfizadas, mas também como elemento de substituição da tremolite e da olivina em dolomias siliciosas que sofreram metamorfismo. A pedra-sabão é uma rocha metamórfica composta grande parte por talco.
Usos e aplicações
É o constituinte principal de depósitos de uma rocha com importância económica