Agregados Aula
Quanto ao tamanho de seus grãos, a areia é classificada em faixas granulométricas. A classificação da NBR7225 é apresentada a seguir: •Areia Fina: de 0,075 a 0,42mm
•Areia Média: de 0,42 a 1,2mm
•Areia Grossa: de 1,2 a 2,4mm
Como material de construção, a areia pode ser destinada ao preparo de argamassas, concreto betuminoso, concreto de cimento portland, pavimentos rodoviários, base de paralelepípedos, confecção de filtros para tratamento de água e efluentes, entre outras aplicações.
Pedra Brita
A pedra brita é um agregado originado da britagem ou diminuição de tamanho de uma rocha maior, que pode ser do tipo basalto, granito, gnaisse, entre outras. O processo de britagem dá origem a diferentes tamanhos de pedra que são utilizadas nas mais diversas aplicações. De acordo com a dimensão que a pedra adquire após a britagem, recebe nomes diferentes. Brita: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorreram em jazidas, pelo processo industrial de fragmentação da rocha maciça.
Pedra
Britada:
produto da diminuição artificial de uma rocha, geralmente com o uso de britadores, resultando em uma série de tamanhos de grãos que variam de 2,4 a 64mm. Esta faixa de tamanhos é subdividida em cinco graduações, denominadas, em ordem crescente, conforme os diâmetros médios: pedrisco, brita1, brita2, brita3 e brita4.
Pó de pedra: Material mais fino que o pedrisco, sendo que sua graduação varia de 0/4,8mm. Tem maior porcentagem de finos que as areias padronizadas, chegando a
28% de material abaixo de 0,075mm, contra os 15% da areia para concreto. Usado na produção de asfalto e na fabricação de blocos.
Areia de brita: obtida dos finos resultantes da produção da brita dos quais se retira a fração inferior a 0,15mm. Sua graduação é
0,15/4,8mm.
Cascalho
O cascalho é um sedimento fluvial de rocha ígnea formado de grãos de diâmetro em geral superior a 5mm, podendo chegar a 100mm.
Os grãos são de forma arredondada devido ao atrito