Relatório de aula prática de mcc - agregados
A determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto consiste na relação entre o valor da massa (g) colocada na 1ª peneira, com a massa (g) que restou na última peneira usada.
Ferramentas utilizadas: * Agitador mecânico * Escova ou pincel * Balança * Frasco Chapmam * Peneiras de 0,15mm a 9,5mm
Material utilizado: * 50g de areia média
2 PROCEDIMENTOS 1. Coletar a amostra de agregado conforme a NM 26. 2. Efetuamos inicialmente a pesagem da areia para garantir as 50g; 3. Colocamos a areia pesada na 1ª peneira de 9,5mm; 4. O agitador mecânico fez o trabalho durante 15 minutos; 5. Depois de feito, retirou-se cada peneira e pesava o resto de areia que continha em cada uma, pesando separadamente.
3 RESULTADO 1. Para o cálculo da % retida, é usada a fórmula – massa (g)totalx 100 2. Para o cálculo da % retida acumulada, pega o 1º valor da % retida e soma com o 2º, assim, o próximo valor de % retida acumulada será somado ao próximo de % retida. 3. Para o cálculo de módulo de finura usa a fórmula – Ʃ= % retida100
4. Dimensão máxima característica: Grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa. 1,18
4 ANÁLISE DOS RESULTADOS
Todo o ensaio foi realizado utilizando-se a norma ABNT NBR NM 248:2003 – Agregados – Determinação da Composição Granulométrica.
A norma estabelece o método de determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos, através do conjunto de peneiras que atendem à norma NM-ISO 3310-1 ou 2.
Após todas as anotações de valores pesados, veja resultados na tabela.
Abertura (mm) | Massa (g) | % Retida | %Retida Acumulada | ABNT 9,5 | 0 | 0 | -