Agramaticalidade de frases
Introdução 2
Objectivos 3
Objectivo geral 3
Objectivos específicos 3
Movimento de Translação 4
Movimento de rotação 4
Movimento de inércia 4
Quantidade de movimento angular 5
Exemplos de corpos rígidos quotidianos 7
Fazendo um pião girar 7
Tipos de corpos rígidos 7
Estática de um corpo rígido 7
Dinâmica de um corpo rígido 9
Conclusão 10
Referências bibliográficas 11
Exercícios propostos 12
Introdução
A mecânica de Newton é uma mecânica voltada para o estudo do movimento de um objecto puntiforme. Diz-se que a mecânica de Newton é a mecânica do ponto.
O caso de maior interesse é aquele em que estudamos não uma partícula (um ponto) mas um sistema de partículas, ou seja, estudamos um conjunto muito grande de objectos puntiformes. As leis de Newton valem para cada um deles.
O corpo rígido é um sistema constituído de partículas (átomos, por exemplo) agregadas de um modo tal que a distância entre as várias partes que constituem o corpo (ou o sistema) não variam com o tempo (não mudam), ou seja, as distâncias entre as várias partes que compõem o corpo são rigorosamente constantes.
Um corpo rígido executa basicamente dois tipos de movimento; movimento de translação e movimento de rotação.
Objectivos
Objectivo geral
Descrever os conceitos dos corpos rigidos.
Objectivos específicos
Suas características e tipos.
Movimento de Translação
O movimento de translação pode ser analisado observando-se exclusivamente o centro de massa do corpo. O corpo executa movimento de translação se o seu centro de massa se desloca à medida que o tempo passa. Assim, o movimento de translação do corpo rígido está associado ao movimento do centro de massa.
O que provoca o movimento de translação são as forças externas agindo sobre o corpo rígido. O corpo rígido se desloca de tal forma que tudo se passa como se todas as forças estivessem actuando sobre o centro de massa.
Nos movimentos