A importância da lingua portuguesa
A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, tem sempre conseqüências positivas para todo e qualquer cidadão.
A falta de capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, muitas vezes, da falta do hábito de ler, pois quem lê com freqüência, escreve melhor, tem melhor raciocínio, melhor interpretação e organização de idéias.
Falar e escrever bem, gera admiração, apreço e projeta uma boa imagem para os nossos ouvintes e interlocutores. Conseqüentemente aumentamos a nossa influência a nível de contactos, adquirimos mais crédito.
A língua é indiscutivelmente uma das características mais importantes da identidade e cultura de um povo. A nossa língua materna define a nossa identidade enquanto povo, e essa identidade é independente de quaisquer barreiras físicas.
Segundo Pinheiro (2008), o português é uma das línguas mais faladas do mundo. Com efeito, a expansão da língua portuguesa deve-se à secular tendência da população deste retângulo ocidental da Europa em espalhar-se pelo mundo inteiro por motivos religiosos, comerciais e econômicos.
Hoje em dia a preocupação dos portugueses e seus responsáveis políticos em relação à língua não devem ser apenas a sua correta percepção e utilização por portugueses e a sua divulgação no estrangeiro, mas também a sua utilização como instrumento essencial do diálogo e integração das muitas culturas que hoje freqüentam o território português. Essa preocupação deverá atingir, sobretudo as nossas escolas e agentes educativos. Daí que o Português, língua do país de acolhimento é uma obra não só atual como inovadora e urgente.
A aprendizagem da língua corresponde a um processo de desenvolvimento lento, gradual e perfectível ao longo de toda a vida do indivíduo.
O domínio da língua implica a utilização da linguagem e da comunicação de forma competente, utilizar convenientemente a língua pressupõe o domínio pormenorizado da