agora
Existe uma relação estreita entre o sujeito e o objeto; o homem só é sujeito quando está conhecendo o objeto, e a realidade só se torna objeto quando é conhecida pelo sujeito. B.
Existe uma relação estreita entre o sujeito e o objeto; a realidade é o sujeito e o homem só se torna objeto quando é conhecido pelo cosmos. C.
Existe uma relação estreita entre o sujeito e o objeto; a física, a metafísica e a televisão, ditam as normas dessa relação. D.
Existe uma relação distante entre o sujeito e o objeto; quanto mais desvinculado o sujeito estiver do objeto, mais próximo o homem está da ciência. E.
Existe uma relação de exclusão entre o sujeito e o objeto; à medida em que o sujeito não existe, o objeto passa a ser elemento central da investigação cosmológica.
Tópicos da Aprendizagem
Natureza, os limites e os problemas do conhecimento científico
A “verdade” em ciência: objetividade e subjetividade
Critérios de cientificidade
Espírito científico: a função da curiosidade
Atividades da unidade
Atividade de Aprofundamento (Fórum)
Atividade Interativa
Atividade da Unidade
Material Complementar
Leia também: Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica
Epistemologia (do grego ἐπιστήμη [episteme] - ciência; λόγος [logos] - estudo de), também chamada teoria/filosofia do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, avalia a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas. Este facto torna-a uma das principais áreas da filosofia (à medida que prescreveria "correções" à ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento - nomeadamente, se é possível ao ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, dos limites do conhecimento (haveria