Agonia e êxtase
As características que pude perceber são:
- A existência das escolas de arte.
- O artista já começava a receber, ainda que pouco, por seus trabalhos.
- A criação de estátuas valorizando o homem, com anatomia perfeita (expressão corporal que reflete sentimentos).
- O fato de Michelângelo ter vindo de Florença, berço do Renascimento, e de ter tido mecenas (patrocinadores). Algo que os artistas procuravam ter para conseguirem destaque.
- Pinturas com sombra, luz e perspectiva aprimoradas.
- Uso de assistentes, que também recebiam por seus trabalhos e tinham a principal função de misturar as tintas. Além disso, eles aprendiam as técnicas observando o artista principal trabalhando. No filme, Raphael observa Michelângelo e incorpora algumas técnicas.
2) Porque o estudo da anatomia e as forças humanas são tão importantes no Renascimento? Por que a humanidade começa a colocar o homem no centro do universo e não mais Deus. Começa a perceber que a ciência e a arte são essenciais para o esclarecimento de muitas dúvidas existentes e que a religião não consegue responder.
3) Como a igreja viu as obras da capela sistina?
O Papa Julio II conseguiu compreender a essência da obra de Michelangelo, mas os cardeais tiveram alguma dificuldade, pois interpretavam as figuras humanas nuas, e com anatomia perfeita, como obscenidade e libertinagem à vista de Deus. Temiam que a capela se transformasse em um templo pagão.
4) Você percebeu a posição do artista perante a igreja? Como era?
A princípio de revolta, pois não recebia, ou recebia atrasado, seus honorários. Além disso, o papa era um guerreiro e forçava Michelangelo a fazer trabalhos contra sua vontade.
Percebi, também, que o artista era muito fiel a Deus e que admirava sua criação, tanto é que, mesmo tendo fugido da igreja, acabou retornando inspirado e determinado a terminar sua