AGO
O presente trabalho surge no âmbito, da cadeira de Administração e Gestão das Organizações, debruçando-se sobre o tema das organizações aprendentes; sobre o tema falar-se-á dos imperativos de aprendizagem contínuos, das suas dimensões, das suas vantagens, procurando deste modo trazer aquilo que seria uma contribuição valiosa para o tema.
Objectivos
Definir o termo de organização aprendente;
Definir os imperativos de aprendizagem de uma organização aprendente;
Dissertar acerca das principais dimensões de uma organização aprendente;
Indicar as características de uma organização aprendente;
Mencionar as maiores vantagens de uma organização aprendente.
Metodologia
Para realização do presente trabalho, recorreu-se a artigos disponíveis na internet elaborados por professores, e vários outros especialistas da área; para além destes artigos, fichas de apoio também foram usadas para aumentar o contributo.
Organização Aprendente
As organizações modernas, também denominadas de organizações aprendetes, é aquele tipo de organização que facilita o processo de aprendizagem dos seus membros e esta constantemente transformando-se; sendo esta transformação o resultado da aprendizagem ocorrido.
Segundo Friedman et al., 1999, p.168 citado por Harteis , p. 18,19, por organização aprendente, entende-se uma organização que “esta num processo permanente de mudança porque os trabalhadores são estimulados a realizar continuamente modificações e adaptações. Uma organização aprendente […} concentra-se na criação na aquisição e na adaptação dos comportamentos em função desses conhecimentos”.
Para David Garvin, autor de Building a lerning organization, organizações aprendentes são aquelas “capacitadas a criar, a adquirir e a transferir conhecimentos e, ainda, a modificar seus comportamentos para reflectir esses novos conhecimentos e insight”.
Imperativos de Aprendizagem contínuas de uma organização aprendente
Criar oportunidades de aprendizagem continuas;
Promover o