Dar uma vis o geral da regula o integrada do metabolismo
A integração metabólica ocorre, portanto em dois níveis: o celular que compreende os mecanismos reguladores intracelulares, e o nível do organismo como um todo, coordenado pela ação hormonal. Quando há abundância de nutrientes os próprios substratos ou os hormônios que aumentam de concentração nessas condições-Insulina, principalmente, induzem á síntese de enzimas de vias Biosintética resultando no preenchimento das reservas energéticas e em diversas outras sínteses. Nos intervalos entre as refeições, a concentração dessas enzimas decresce devido a queda do nível dos hormônios que promoveram a sua produção ou pela liberação de outros hormônios – Glucagon, principalmente que passa a inibir a sua formação. Concomitante há a estimulação de síntese de outras enzimas que aceleram a mobilização dos depósitos de energia e a gliconeogênese capacitando o fígado para fornecer glicose. Indispensável às diversas células. É notável a alteração da relação insulina/glucagon e sua repercussão na concentração de enzimas hepáticas.
1. Caracterize e explique cada um dos seguintes Períodos: Absortivo, Pós Absortivo e o Jejum.
Período Absortivo => Que se segue á ingestão de alimentos, caracteriza-se pela ocorrência de processos biossintéticos que incluem a recomposição das reservas energéticas, diminuídos pelo jejum precedente.
Período Pós Absortivo => A intensa remoção de glicose circulante pelos tecidos, permitida para alta relação insulina/Glucagon no período absortivo reduz gradativamente a glicemia.
Através da degradação do glicogênio hepático a glicemia será mantida, com a contribuição crescente da gliconeogênese.
Jejum => Prolonga-se além de 24hrs, a gliconeogênese será a única via capaz de manter a glicemia.
2.1- Explicar os Esquemas os períodos mencionados.
Absortivo=> A concentração intramitocondrial aumentada de NADH exerce efeito inibitório sobre o ciclo Krebs, especialmente através da inibição alosterica da