Agnatos
Os agnatos são vertebrados primitivos desprovidos de mandíbula
Os agnatos, também conhecidos como ciclostomados ou ciclóstomos, são animais vertebrados primitivos que podem ser encontrados em ambientes de água salgada e também em ambientes de água doce. Esses animais possuem corpo cilíndrico e alongado, com esqueleto cartilaginoso, e em sua pele são encontradas glândulas produtoras de muco. São desprovidos de escamas e apresentam nadadeiras ímpares pouco desenvolvidas no dorso e cauda. Com mandíbula ausente, os agnatos possuem uma boca circular que suga os alimentos – por esse motivo são chamados de ciclostomados (ciclo = redondo; estoma = boca). Nos agnatos, a notocorda perdura da fase larval até à fase adulta. Desprovidos de estômago e glândulas salivares, os agnatospossuem fígado e intestino.
O coração dos agnatos é constituído de duas cavidades (um átrio e um ventrículo) e a circulação é simples e venosa (o sangue venoso passa apenas uma vez pelo coração, que o bombeia para as brânquias para ser oxigenado e logo depois é distribuído para todo o corpo).
Nos agnatos, a excreção é feita por um par de rins, sendo ureia e amônia os principais produtos da excreção. Possuem encéfalo com cerebelo, dez pares de nervos cranianos, olfato, olhos e orelha interna com função de equilíbrio.
Feiticeiras
As feiticeiras, indivíduos da Classe Myxnini, são marinhas, tendo cerca de 14 espécies como representantes. Carnívoras, se alimentam principalmente de pequenos crustáceos e peixes mais lentos, com auxílio de seis tentáculos, localizados na boca, e pequenos dentes.
Possuem olhos degenerados ou rudimentares, recobertos por pele espessa. A pele, que possui coloração que varia de rosa à púrpura, possui um número abundante de glândulas de muco.
Esses indivíduos são monóicos, com cada indivíduo apresentando um dos sexos de forma funcional. O desenvolvimento é direto, sem estágios larvais. Vivem semi-enterradas no fundo dos mares, em substrato