Ciclóstomos
O coração dos agnatos é constituído de duas cavidades (um átrio e um ventrículo) e a circulação é simples e venosa (o sangue venoso passa apenas uma vez pelo coração, que o bombeia para as brânquias para ser oxigenado e logo depois é distribuído para todo o corpo).
Nos agnatos, a excreção é feita por um par de rins, sendo ureia e amônia os principais produtos da excreção. Possuem encéfalo com cerebelo, dez pares de nervos cranianos, olfato, olhos e orelha interna com função de equilíbrio.
A lampreia é um dos representantes dos agnatos e pode ser encontrada em ambientes de água doce e de água salgada. Animais que atingem até 1 metro de comprimento, as lampreias são chamadas de ectoparasitas porque utilizam sua boca em forma de ventosa para se fixar no corpo de outros peixes. A boca da lampreia apresenta uma língua dotada de inúmeros dentículos de queratina, que utiliza para raspar a pele do hospedeiro até perfurá-la. Suas glândulas salivares produzem uma substância que impede que o sangue do animal coagule, permitindo que ela extraia o sangue e os tecidos corporais desse animal. São animais que possuem olhos grandes e sete fendas branquiais (localizadas em cada lado do corpo, sendo que a água entra pela boca e sai