Agindo Certo
Ao longo da caminhada cristã enfrentamos vários desafios. São situações das mais variadas, sendo que algumas delas podem ser provações permitidas por Deus. Conhecemos, estamos passando ou já passamos por problemas em que a solução parecia muito distante, e pensamos em desistir ou “dar um jeitinho” para solucionar a questão.
O povo de Israel passou por um problema semelhante, após a travessia do Mar Vermelho, Moisés foi chamado ao cume do monte para receber as instruções de Deus e repassa-las ao povo. Entretanto, ele se delongou nas orientações, e o povo decidiu agir por sua vontade própria, criando para si um ídolo em forma de bezerro (Êxodo 32:1).
Sansão foi outra pessoa que agiu por sua própria vontade, confiando na sua força. Ele em várias ocasiões resolveu seus problemas por intermédio da força, sem consultar Deus. O resultado dessas atitudes foi um casamento destruído, mortes, pranto, cárcere, traição (Juízes capítulos 13, 14, 15,16).
Certamente nós já contornamos algumas situações semelhantes, ou seja, cansados de esperar pela provisão de Deus, decidimos resolver pelas nossas próprias mãos. O resultado de tais atitudes é desastroso, o povo de Israel sofreu com a ira de Deus, e muitos foram mortos pela espada.
Percebemos então que agir apressadamente e sem a direção de Deus é muito complicado, vejamos então como devemos proceder com o homem segundo o coração de Deus, Davi.
Em 1 Crônicas 14:10 – 17, os Filisteus subiram para guerrear contra Davi e seus homens. Davi era um guerreiro valente e experiente, ou seja, poderia confiar em suas forças e partir para o combate. Porém ele consultou ao Senhor! O resultado dessa consulta foi que ele derrotou os inimigos por duas vezes, e o nome de Davi foi espalhado pelas terras, onde ele ganhou temor de todos os povos.
Os exemplos que vimos são muito valiosos para as nossas vidas, visto que eles nos ensinam que não basta ser habilidoso em algumas áreas da vida, deter conhecimento, ser muito forte e