Análise de uma materia de jornal à luz de Kant
Análise de uma matéria de jornal sob a perspectiva do filósofo Kant apresentado à matéria de Filosofia do Direito na graduação de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.
Professor Doutor Marcelo Campos Galuppo
Belo Horizonte
2014
1 REPORTAGEM A reportagem selecionada diz respeito a um auxiliar de pedreiro chamado Dorivaldo Porfírio de Lima, na cidade de Jales, interior de São Paulo, que tomou para si o prejuízo que seu filho causou em dois assaltos. Para ressarcir os comerciantes Dorivaldo assinou notas promissórias. A atitude do auxiliar de pedreiro causou surpresa em todos os comerciantes assaltados e também nos policiais que acompanham o caso. Também é relevante que Dorivaldo acredita na recuperação do filho que praticou pela primeira vez um assalto. Para o pai, “ele se perdeu nas drogas, que falaram mais alto na cabeça dele” e não tem dúvidas da recuperação do filho.
2 PRINCIPAIS PONTOS DA TEORIA DE KANT Kant, em sua filosofia, tem o objetivo de criar princípios morais universais e de analisar a ação humana em relação a moral e a liberdade. Assim como Newton e suas leis universais descritivas da física, Kant acreditava ser possível criar leis universais morais. A filosofia do prussiano é baseada na crítica, ou seja, consiste em submeter a razão ao tribunal da própria razão. Nesse sentido, um dos objetos de análise de Kant é a própria ação humana. Para ele, nossas vontades e desejos não podem servir de base para nossa moralidade, uma vez que não é responsável por distinguir o certo do errado, assim o que nos resta, para atingirmos esse princípio maior da moralidade, é a nossa “razão prática”, que cria suas leis à priori, desconsiderando conseqüências, desejos ou quaisquer outros objetivos empíricos. Outro conceito importante é o conceito de liberdade. Para Kant agir livremente é agir com autonomia, no sentido de escolher, por meio da razão, as ações que são fins em