Agile project management
NT
PROJECT
AGILE
Origem do APM
Publicação do Manifesto for Agile Software Development em 2001 por desenvolvedores de sistemas de TI, decorrente de: Crescentes pressões por constantes inovações; Pouca efetividade do gerenciamento de projetos clássico; Necessidade de redução dos ciclos de desenvolvimento de novos sistemas; Necessidade de adaptação a um ambiente de negócio bastante dinâmico.
2
Proposta do APM
Nova plataforma de gerenciamento de projetos; aplicável a ambientes instáveis e desafiadores, sujeitos a mudanças frequentes; nos quais o processo prescritivo e padronizado tradicional não mais se adequa.
3
Valores Centrais do APM
1. 2. 3. 4. As respostas às mudanças são mais importantes que a perseguição de um plano previamente definido; A entrega do produto é prioritária em relação à entrega da documentação; Enfatiza-se a colaboração do cliente em detrimento da negociação de contratos; Os indivíduos e suas interações são mais importantes que os processos e ferramentas.
4
Estrutura de processos do APM
Um projeto típico é estruturado em uma etapa inicial, seguida por vários ciclos.
A cada ciclo é feito um novo planejamento, visando a entrega de resultados e possibilitando incrementos de funcionalidades conforme a necessidade do negócio.
5
Fase 1: Visão
Definição da visão do produto, do escopo do projeto e das pessoas envolvidas – clientes, gerente do projeto, equipe de projeto e outros stakeholders.
6
Fase 2: Especulação
Desenvolvimento de um plano de projeto, contendo entregas, marcos, cronogramas de trabalho, alocação de recursos, incorporação de estratégias e estimativas de custos.
7
Fase 3: Exploração
Entregas dos produtos planejados, feitas sob a forma de incrementos de funcionalidades e divididas entre os ciclos do projeto.
8
Fase 4: Adaptação
Revisão dos resultados entregues e avaliação do desempenho da equipe para eventual adaptação.
Comparação do realizado versus informações e