Agentes F Sicos
Gabriela, Keila, Mariana, Wallery
AGENTES FÍSICOS
Os riscos ambientais são os agentes físicos que estão presentes nos locais de trabalho. Como o próprio nome diz são físicos, ou seja, tudo aquilo que se pode sentir. O trabalhador fica exposta a estes agentes que por sua vez colocam em risco sua integridade física.
E esta definição está na NR 9 - PPRA (Programa de
Prevenção de Riscos Ambientais), no item 9.1.5, que informa: "Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador."
RISCO FÍSICO
Riscos Físicos são as diversas formas de energia a que os trabalhadores possam estar expostos, como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes.
RUÍDO
O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB).
As máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuízos à saúde. Dependendo do tempo de exposição, nível sonoro e da sensibilidade individual, as alterações danosas poderão manifestar-se imediatamente ou gradualmente. Quanto maior o nível de ruído, menor deverá ser o tempo de exposição ocupacional.
CONSEQUÊNCIAS
O ruído age diretamente sobre o sistema nervoso, ocasionando: fadiga nervosa;
alterações mentais: perda de memória, irritabilidade, dificuldade em coordenar idéias;
hipertensão;
modificação do ritmo cardíaco;
modificação do calibre dos vasos sanguíneos;
modificação do ritmo respiratório;
perturbações gastrointestinais;
diminuição da visão noturna;
dificuldade na percepção de cores.
Além destas conseqüências, o ruído atinge também o aparelho auditivo causando a perda temporária ou definitiva da audição.
CONTROLE