agentes quimicos
1 – CONCEITOS DO AGENTE
O termo Etanol designa um composto orgânico do grupo dos álcoois, um dos produtos finais da fermentação alcoólica e cuja fórmula é CH3CH2OH.
2 – FORMAS DE ABSORÇÃO
Sua absorção é rápida no começo do uso e cai posteriormente, mesmo se no estômago existir alta concentração do produto. O tempo de esvaziamento gástrico e o início da absorção intestinal podem ser considerados os principais fatores determinantes das taxas variáveis de absorção de álcool encontradas em diferentes indivíduos ou circunstâncias. Se o indivíduo possuir alimentos no estômago retardará a absorção de etanol pelo estômago. Porém, quando o álcool chega no intestino delgado, sua absorção é rápida e completa, não importando a presença de alimentos.
Quando absorvido, sua distribuição é rápida. Sua hidrossolubidade faz com que o etanol passe para todos os tecidos, intra ou extra celularmente, dependendo da concentração de água. O etanol atinge o SNC e passa pela barreira hematoencefálica.
3 - EFEITOS DO ETANOL NO ORGANISMO
O etanol ataca as células beta do pâncreas, as quais produzem amilase e lípase. Quando essas células são destruídas tais enzimas são liberadas no sangue. É por isso que num exame de sangue buscando a detecção de alcoolismo é medida a concentração dessas enzimas.
Num estágio mais avançado de alcoolismo o etilista pode vir a desenvolver diabetes, pois as células citadas produzem insulina. A falta desse hormônio inviabiliza o transporte de glicose para os tecidos.
4 – Doenças relacionadas a exposição deste agente
Principais doenças provocadas pelo álcool - O alcoólatra pode sofrer de diversas doenças dependendo do órgão que é afetado, sendo que o figado, o coração e o cérebro os principais órgãos que podem sofrer consequências.
Gastrite - Uma das doença mais comuns provocada pelo álcool é a gastrite, uma inflamação da parede do estômago que causa sintomas como perda de apetite, azia, náuseas e vômitos, e que normalmente pode