Etica
Vivemos em um mundo onde não conseguimos mais viver sem tecnologia.
Necessitamos de informações precisas e rápidas, e conseguimos isso com a TV, Rádio, Internet.
O ser humano está dependente dessas modernidades. Com apenas um clique podemos saber se vai fazer sol ou se vai chover. Podemos ver como é o nosso planeta. Seu formato, sua dimensão e cores. Tudo isso através de sondas satélites e naves enviadas ao espaço. E mesmo assim, ao invés de fazer algo para melhorar, podemos estar DESTRUINDO o que temos de mais precioso.
Os três Momentos de Geração da Sociedade Tecnológica
Para compreender o que vivemos hoje, precisamos voltar ao passado e entender como tudo começou.
Renascimento: (século XVI e XVI) Foi marcado por transformações na área da vida humana. Consiste no final da Idade Média e no início da Idade Moderna. Foi caracterizada pela mudança do feudalismo para o capitalismo. Fazendo com que a era medieval fosse rompida completamente. E com tudo mudando radicalmente os seus efeitos sobre a arte, filosofia e ciência. Nessa época um sociólogo alemão, Max Weber, indicou a existência de um processo que ele chamou de “desencantamento do mundo”.
Antigamente as pessoas inventavam explicações “mágicas” para os fenômenos que eles não entendiam. Por exemplo: O trovão ocorria porque o deus do trovão estava zangado, ou então porque os raios eram atirados por Zeus.
Mais a partir da modernidade, a racionalidade, a evolução da ciência fizeram com que as pessoas não utilizassem mais essas explicações “fantasiosas” para essas coisas. Hoje acontece um terremoto e sabemos que é um fenômeno natural e que pode causar a movimentação das placas tectônicas. Por isso é que houve um “desencantamento”, as pessoas não se apoiavam mais nessas coisas “mágicas” para explicar o que elas não sabiam.
Foi a partir daí, que começaram a entender que o conhecimento das coisas tinham uma grande utilidade. Surgiu então a tecnologia.
O