agentes fisicos radiação TST
Os principais riscos da exposição do trabalhador às radiações no corpo inteiro são: Em doses altas a radiação pode provocar a morte em poucos minutos. Doses da ordem de 100 gray produzem falência do sistema nervoso central, provocando desorientação espaço-temporal, perda de coordenação motora, distúrbios respiratórios, convulsões, estado de coma e, finalmente, morte, que ocorre algumas horas após a exposição.
Doses da ordem de dezena de gray, observa-se síndrome gastrintestinal, caracterizada por náuseas, vômito, perda de apetite, diarreia intensa e apatia. Em seguida surge desidratação, perda de peso e infecções graves, sendo que a morte ocorre poucos dias mais tarde.
Doses da ordem de alguns gray acarretam a síndrome hematopoiética, decorrente da inativação das células sanguíneas (hemácias, leucócitos e plaquetas) e, principalmente, dos tecidos responsáveis pela produção dessas células ( a medula óssea).
A exposição de áreas específicas do corpo produzem danos locais e imediatos nos tecidos. Os vasos sanguíneos das zonas expostas são lesados, alterando as funções dos órgãos, podendo levar a necrose e gangrena. Como consequências secundárias aparecem mudanças degenerativas nas células, sendo que o efeito retardado mais importante é o aumento da