Consolidação de Balanço
Consolidação de Balanços
Grupo:
Amanda Nascimento Silva RA: 111_5605
André P. de Oliveira Faggiani RA: 111_1128
Diego Santos Almeida RA: 111_3618
Gabriela Mendonça Teodoro RA: 111_1174
Tarcilla A. Cassola Rodrigues RA: 111_0033
Veronica Alves Menitti RA: 111_3617
Professora:
Deborah
Fevereiro 2014
Sumário
Sumário 2
1.1 – Conceituação 3
1.2 – Normas legais de Consolidação 4
1.2.1 – Grupo de Empresas 4
1.3 – Técnicas de Consolidação 5
1.4 – Importante Observar no Momento da Consolidação: 6
1.5 – Papeis de Trabalho 7
2 - Eliminações de Consolidação 7
1 – Consolidação de balanços
1.1 – Conceituação
Consolidar balanços ou consolidar demonstrações financeiras significa conjugar numa mesma demonstração as demonstrações financeiras de um grupo de sociedades sob um controle comum.
O objetivo é apresentar à Administração (Diretoria) e aos sócio-acionistas os resultados das operações e a posição financeira da sociedade Controladora e de suas Controladas, como se fosse uma única empresa. Isso permite uma visão abrangente e melhor compreensão do que vários balanços isolados de cada empresa.
Esse controle comum implica na existência de uma sociedade dominante, conhecida por controladora ou holding, uma vez que esta exerce o poder decisório sobre as demais componentes do grupo, denominadas controladas.
Controlada é a entidade. Incluindo aquela não constituída sob a forma de sociedade tal como uma parceria, na qual a controladora, diretamente ou por meio de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
A controladora ou suas controladas podem ser um investidor em coligada ou um empreendedor em entidade controlada em conjunto (joint venture). Nesse caso, as demonstrações contábeis consolidadas devem ser elaboradas e apresentadas em conformidade com este