agentes biologicos teratogenicos
GENTAMICINA
Os antibióticos aminoglicosídicos atravessam a placenta e podem prejudicar o feto quando administrados em mulheres grávidas. Existem casos de irreversibilidade total de surdez congênita bilateral em crianças cujas mães receberam aminoglicosídicos, incluindo gentamicina , durante a gravidez.
Se a gentamicina for usada durante a gravidez ou se a paciente engravidar durante o tratamento com gentamicina, ela deve estar consciente do perigo para o feto.
Em mulheres que estão amamentando, a gentamicina é excretada no leite materno em mínimas quantidades. Ante a possibilidade de reações adversas graves em lactentes associadas à administração de aminoglicosídeos, deve-se considerar a interrupção do aleitamento ou do tratamento, tendo em vista a importância do fármaco para o benefício da mãe. www.pdamed.com.br NITROFURAZONA
Uso de antibióticos na gravidez pode aumentar risco de má-formação do feto, aponta estudo
As sulfonamidas e as nitrofurantoínas poderiam aumentar os riscos de defeitos no desenvolvimento do feto
Alguns tipos de antibióticos usados durante a gravidez podem estar associados a diversos defeitos e má-formações fetais, segundo estudo publicado este mês na revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine. De acordo com pesquisadores americanos, o estudo mostrou que penicilinas, eritromicinas e cefalosporinas – antibióticos comumente utilizados pelas gestantes – não estão associados com diversas má-formações. Porém as sulfonamidas e as nitrofurantoínas poderiam aumentar os riscos de defeitos no desenvolvimento do feto.
A pesquisa avaliou a associação entre o uso de antibióticos e má-formações específicas através de um estudo caso-controle de mais de 13 mil mulheres que deram à luz a bebês com uma de 30 malformações importantes e de um grupo controle de quase 5 mil mulheres da mesma região geográfica. Foi registrado o