agenda 21
A Agenda 21 é um das principais metas estabelecidas pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992.
Trata-se de um documento que deve ser elaborado em conjunto pela sociedade civil e governo municipal. Este documento deve expressar o desejo de mudanças para um modelo de civilização em que predomine o equilíbrio ambiental e a justiça social, ou seja, o desenvolvimento sustentável. Depois de pronto ele poderá fazer parte dos planos de governo.
A Agenda 21 também considera questões ligadas à geração de emprego e renda à diminuição das desigualdades de renda entre as regiões e as pessoas às mudanças nos padrões de produção e consumo à construção de cidades sustentáveis à adoção de novos modelos e instrumentos de gestão.
Araucária elaborou a sua Agenda 21 Local
Construindo a Araucária do Futuro no período de junho de 2002 a junho de 2004, em um processo participativo que mobilizou diversos segmentos sociais do município.
Em junho de 2002 durante o 1º Simpósio Municipal, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi criada uma comissão provisória encarregada de dar início aos trabalhos.
No mesmo ano foram criadas as Leis Municipais (1331/02 e 1373/02) que contribuíram para direcionar e criar as normas do processo de Construção da Agenda 21 de Araucária.
Com o decreto 17.456/03 foram nomeados os membros do Comitê Pró-Agenda 21, composto por representantes de todas as secretarias municipais e de órgãos da administração indireta, como Codar e CMTC.
Na primeira reunião promovida pelo Comitê, que contou com cerca de 40 entidades da sociedade civil, foi apresentada e aprovada a metodologia para a construção da Agenda 21 de Araucária.
Na segunda reunião, com a participação de representantes do governo municipal e de representantes das organizações da sociedade civil, foi criado o Fórum Permanente da Agenda 21 de Araucária, instituído pelo decreto 17.968/03.
O