neuroanatomia
INTRODUÇÃO
Um ser humano completo pode se desenvolver a partir de uma única célula. O sistema nervoso é extremamente complexo e influências genéticas e ambientais atuam sobre as células durante todo o processo de desenvolvimento. Alguns desses processos são completados dentro do útero, enquanto outros durante os primeiros anos após o nascimento.
O sistema nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Informações esta que podem vir do meio externo, interno (varias regiões do corpo). Quando ocorrem mudanças no meio, e esta afetam o sistema nervoso, são chamados de estímulos.
Tem como função
Sensitiva
Integrada
Motora
Responsável pelo comando, controle e manutenção dos demais sistemas fisiológicos, mantendo um equilíbrio entre o meio externo com o meio interno (homeostase).
ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO UTERINO
No início, o embrião é um disco plano formado, por três camadas celulares chamadas de:
Endoderma origina, em última instância, o revestimento de múltiplos órgãos (vísceras).
Mesoderma originam-se os ossos do esqueleto e os músculos.
Ectoderma derivam-se inteiramente o sistema nervoso e a pele (epiderme).
Este estagio ocorre na segunda semana ate o termino da oitava semana, após a oitava semana até o nascimento o sistema nervoso se desenvolve mais completamente e começa a mielinização (isolamento dos axônios por tecido gorduroso).
FORMAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
A origem embriológica do sistema nervoso procede do ectoderma, a camada externa do embrião. Na linha mediana dorsal do ectoderma forma-se um espessamento chamado placa neural que em seguida apresenta uma invaginação para o interior do embrião, formando o sulco neural cujas extremidades acabam se unindo e se destacando do ectoderma para constituir um tubo que se localiza no interior do mesoderma é o chamado tubo neural. Nesse ponto de união logo abaixo do ectoderma formam-se dois prolongamentos laterais são as