africa
A África é um continente com, aproximadamente, 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terras. Estas se localizam parte no hemisfério norte e parte no sul. Ao norte é banhado pelo mar Mediterrâneo; ao leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.
O Continente africano, embora quase todo ele em paz, debate-se com um grave e agudo problema, que tanto as lideranças politicas quanto as religiosas e ate os académicos procuram esconder, como se com a peneira se pudesse esconder o sol.
Um pouco por todo o continente acompanham-se tumultos, revoltas, massacres, linchamentos e verdadeiros holocaustos dirigidos por populares que normalmente são chamados de rebeldes, criminosos, marginais e quase sempre rotulados de estarem a ser manipulados por forcas externas.
A onda de violência levantada por sul africano contra seus concidadãos africanos, mostrou-se ao lado da onda de violência no Zimbabwe, de manifestações e linchamentos em Moçambique e de mortes no Quénia como um dos mais altos sinais de que África precisa chamar os seus problemas como seus respectivos nomes.
A xenofobia não 'e um fenómeno somente africano, como alguns pretendem pregar ao dizer que mesmo sem a apartheid os africanos não podem viver de forma harmoniosa. O ódio, a guerra e sede de derramar sangue do outro, o sangue daquele que por algum motivo 'e diferente, constituem situações que sempre acompanharam os homens ao longo da historia.
Contudo, mesmo ao lado dos mais variados avisos e previsões feitos por pessoas atentas e que racionalmente acompanham a evolução da historia, África mostra-se cada vez, mas renitente em aceitar os seus problemas, bem assim mais distante de encontrar as soluções mais apropriadas.
Nota-se nos atuais discursos dos principais atores políticos, académicos e religiosos de que as nações africanas estão cada vez