metodologia da pesquisa/metodos
PROFESSORA MICHELE
INTERGRANTES: MANUELA ORLEANS CAMILA ALBERNAZ MARIANA HADDAD Método Estatístico
Os métodos fornecidos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões são encontrados na estatística que é uma parte da matemática aplicada.
A literatura mostra que a estatística é um método que se aplica ao estudo dos fenômenos aleatórios e, praticamente, todos os fenômenos que ocorrem na natureza são aleatórios, como as pessoas, a atividade profissional, um bairro residencial, os produtos eletrodomésticos, a opinião pública, etc.
Os fenômenos aleatórios se destacam porque eles se repetem e estão associados a uma inconstância. Após a ocorrência de um fenômeno aleatório, é impossível prever com certeza o resultado de nova ocorrência. Verifica-se também na reiteração de um fenômeno aleatório, que os resultados se distribuem com certa regularidade, geralmente acentuada em termos de frequência.
Esse mecanismo se justifica nos conjuntos de procedimentos apoiados na teoria da amostragem. E, como tal, é indispensável no estudo de certos aspectos da realidade social, onde quer que se pretendam medir o grau de correlação entre dois ou mais fenômenos.
A função fundamental desse método é a representação e explicação sistemática das observações quantitativas numéricas relativas a fatores naturais das Ciências Sociais, como padrão cultural, comportamental, condições ambientais, físicas, psicológicas, econômicas etc., que ocorrem em determinada sociedade, ou de fenômenos de diversas naturezas pertencentes a outras ciências, como na Física, Química, Biologia, entre outras. São aqueles fatos que envolvem uma diversidade de causas e por fim são representados sob forma analítica, geralmente através de gráficos, tabelas, quadros estatísticos.
Para o emprego desse