Africa
Considerada o berço da humanidade.
A África em sua história recente vive inúmeros conflitos políticos e uma grave crise social e econômica.
A África é o segundo continente mais populoso do mundo (fica atrás somente da Ásia). Possui, aproximadamente, 820 milhões de habitantes (estimativa 2011). O terceiro maior continente da terra, situado entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, possui baixa densidade demográfica como conseqüência das características de seu território. Com uma extensão de cerca de 30 milhões de km² em 54 países.
O continente africano possui uma das maiores diversidades cultural do planeta.
Na chamada África Branca, ao norte, predominam os povos caucasóides e semitas e na chamada África Negra, ao sul do Deserto do Saara, encontram-se os povos pigmeus, bosquímanos, hotentotes, sudaneses e os bantos. Esta diversidade por sua vez, se reflete nas mais de mil línguas diferentes que existem no continente africano, sem contar os inúmeros dialetos. Em algumas regiões inclusive, fala-se o português com algumas influências locais, como Moçambique e Angola. Onde então as línguas mais faladas no continente são: inglês, francês, árabe, português e as línguas africanas.
A África é freqüentemente dividida em cinco regiões de acordo com características geográficas e demográficas: a África Oriental, África Ocidental, África Setentrional, África Central e África Meridional.
Foto de satélite do continente Africano
Ao norte o continente é delimitado pelo Mar Mediterrâneo,
Na costa ocidental encontra-se o Oceano Atlântico,
Na costa oriental o Oceano Índico e o Istmo de Suez que a liga com a Ásia e,
Ao sul com os Oceanos Atlântico e Índico sendo cercada pelas ilhas de Madagascar, Reunião, Maurício, Cabo Verde, Seychelles, Canárias e Madeira.
Em torno de 20 países do continente africano a população sofre de subnutrição crônica, é na África Subsaariana onde se encontram os países considerados os mais pobres do