aaadds3e
1018 palavras
5 páginas
-24- CONTASConta é um nome técnico que identifica um Componente Patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Líquido) ou um Componente de Resultado (Despesa ou Receita).
Todos os acontecimentos que fazem parte do dia-a-dia da empresa, responsáveis pela gestão do patrimônio – como compras, vendas, pagamentos, recebimentos etc., são registrados pela contabilidade por meio de contas.
Classificação das Contas
As Contas podem ser classificadas em dois grupos: contas patrimoniais e contas de resultado (Teoria Patrimonialista).
As Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes do patrimônio. Dividem-se em Ativas (representativas dos bens e dos direitos) e Passivas (representativas das obrigações e do Patrimônio Líquido).
BALANÇO PATRIONIAL ATIVO PASSIVO
Bens
Caixa
Veículos
Direitos
Duplicatas a Receber
Promissórias a Receber
Total do Ativo
Obrigações
Fornecedores
Duplicatas a Pagar
Patrimônio Líquido
Capital
Total do Passivo
Nota: Dizemos que as contas de resultado provocam variações patrimoniais porque as receitas geram lucros que aumentam o Patrimônio Líquido e as despesas geram prejuízos que diminuem o Patrimônio Líquido. Assim, as despesas e as receitas provocam variações para mais ou para menos no Patrimônio Líquido e consequentemente produzem modificações no patrimônio da empresa.
As Despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços durante o processo de obtenção da receita. Por exemplo , o consumo de: energia elétrica, materiais de limpeza, café, materiais de expediente (canetas, papéis, lápis, impressos etc.)., serviço telefônico etc.
Veja algumas Contas de Despesas
Água e Esgoto Impostos
Aluguéis Passivos Material de Expediente
Café e Lanches Juros Passivos
Contribuições Previdênciárias Energia Elétrica e Comunicação
Descontos Concedidos Material de Limpeza
Despesa e