Africa
Relevo e Hidrografia
Em uma visão Macro do relevo africano podemos entender que resulta de passado geológico muito distante, com isso, que no decorrer de milhares de anos foi sofrendo mudanças, sendo hoje predominantemente plano. Na faixa litorânea é composta por uma vasta planície, ao leste do continente encontramos o o Grande Vale do Rift, com destaque para o Monte Kilimanjaro, ao Norte as Cadeias de Atlas e ao sul destas o Deserto do Saara, o maior deserto quente do mundo. Ao sudeste nos deparamos ainda com o imponente Maciço de Drakensberg.
Estão presentes dentro dessa extensão continental alguns dos maiores rios e bacias hidrográficas do mundo, o Rio Nilo, que abrigou em suas margens uma das maiores civilizações mais impressionantes da Terra, o Egito, até pouco tempo ainda se discutia entre o Nilo ser o não ser o maior rio do mundo, contudo pesquisas mais ressentes apontam que com 6.852,15 quilômetros fica na segunda posição, perdendo por apenas 140 quilômetros para o Rio Amazonas. Além desse conta ainda com Rio Níger, Orange, Zambenze, entre outros.
Clima e Vegetação
O território é tangido por dois trópicos, Câncer e Capricórnio e por esse motivo o clima sofre grandes variações passando de tropical para equatorial, merecendo destaque também as duas regiões desérticas, Saara e Kalahari. As temperaturas em geral são bastante altas, com exceção das porções mais ao Norte e ao Sul de Clima mediterrâneo as maiores variações estão nas precipitações chuvosas, bem definidas as estações de Primavera e Verão.
Quanto a vegetação no extremo norte são predominantes as vegetações rasteiras e arbustos região conhecida como Magreb, na faixa de transição do Saara para as Savanas, encontramos as estepes bem adaptadas ao clima semi árido. Na parte Central da Africa predominam as famosas savanas e também as florestas, já ao Sul acorre uma grande variedade de formações vegetais, entre elas Maquis, xerófilas e também savanas.
População
Dada à vastidão do